quinta-feira, maio 17, 2018

Até as pedras brotam


Como já tinha dito em outros dois textos que escrevi,
na primavera canadense, “tudo brota, tudo cresce, até mesmo as pedras! Os agricultores têm que retirá-las dos campos todos os anos, para não atrapalharem o plantio. Isso me intriga sempre que os vejo catando pedra e me faz lembrar do Mito de Sísifo.” [1] É um gesto tão simbólico quanto o outro, a sina do ser humano, e não só dele, de cumprir fases e etapas que se repetem viciosamente, como um castigo. Esse viver em ciclos é generalizado, mas é muito evidente para nós, nas latitudes mais distantes da linha do Equador.
Eu, que não estava acostumada a variações sazonais tão marcadas, fico maravilhada e, ao mesmo tempo, espantada com fenômenos que jamais pensei existirem. E só fiquei a par deste, porque moro ao lado de um campo de plantação e me intriguei vendo os agricultores fazendo essa “recolta” de rochas, todo ano. Os habitantes locais acham isso tão corriqueiro que não chega a ser assunto de conversa. Como perguntei ao meu marido, ele me explicou, naturalmente, como quem bebe um copo d’água.
Não que não tenha acreditado nele, mas queria uma explanação oficial, principalmente para poder registrar o fenômeno por escrito, com embasamento para consultar por quem porventura ler meu texto. Não é um assunto fácil de se achar na web, já tinha procurado algo que pudesse ser considerado confiável e não tinha encontrado. Finalmente, encontrei hoje.
O áudio e o texto disponibilizados no website abaixo (ao final deste), ligado à Universidade de Indiana, nos Estados Unidos - supostamente credível -, são em inglês. Então, resolvi traduzir. Abaixo, segue minha tradução, em itálico e em negrito. com adendos meus que não estão em itálico nem em negrito:
Como rochas aparecem no seu jardim?
By Don Glass
Postado em 30 de março de 2012
Eu me pergunto quantos de nós, na primavera passada, preparamos nossos jardins para o plantio, presumindo que, no ano passado, tínhamo-nos livrado de todas as rochas. Há um grande monte delas empilhadas no canto do jardim. Certamente, agora está tudo limpo.
Espere aí! O que é isso ?! Uma grande pedra, e outra, e outra! De onde elas vieram? Algum menino levado enterrou um monte delas, para que eu as encontrasse nesta primavera? Bem, poderia ser isso, o 1° de abril (April Fool’s Day) não está muito longe. Mas, talvez, desta vez as crianças sejam inocentes.
Onde as rochas brotam?
Qualquer lugar que tenha invernos frios o suficiente para congelar o solo pode experimentar o aparecimento mágico de rochas vindo de baixo da superfície. Isso é tão comum no leste dos EUA que as rochas são chamadas de “batatas da Nova Inglaterra”.
Lembrando que o esfriamento do solo vai ocorrendo de cima para baixo.
Eis aqui o que faz essas pedras aparecerem misteriosamente. As pedras são melhores condutores de calor do que o solo, de modo que a pedra conduz retira calor do solo mais quente abaixo dela. Esse solo, tornado mais frio sob a rocha, congela, então, antes da terra que está na mesma profundidade, à sua volta.
Lembre-se que, quando a água congela, ela se expande. Então, quando a água no solo sob a rocha congela, ela se expande e empurra um pouco a rocha.
Quando o solo descongela, fica um espaço sob a pedra que se enche de terra, de modo que a pedra fica um pouco mais alta. No correr do tempo, esse repetido processo de congelamento, expansão, impulso para cima e preenchimento embaixo, por fim, empurra a rocha para a superfície.
Abaixo, o link da Universidade de Indiana:
https://indianapublicmedia.org/amomentofscience/how-rocks-appear-your-garden/


Agora, para saber por que estes terrenos são tão cheios de rochas, deem uma olhada nesta explicação:
https://sites.williams.edu/geos101/new-england/geological-history-of-greenwich-ct/
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
[1] “Sísifo” é um personagem da mitologia grega, condenado a rolar uma grande pedra com suas mãos até o cume de uma montanha, sendo que toda vez que ele estava quase alcançando o topo, a pedra rolava novamente montanha abaixo até o ponto de partida, de onde ele tinha que recomeçar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário